segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A TRADIÇÃO E A MALVADEZ


Portugal é um país de muitas tradições onde a maior parte se revela ainda pela 'cultura' da estupidez ou malvadez de populações locais que têm comportamentos cruéis sobre animais.

A obstinação de “cumprir a tradição”, mesmo que errada nos tempos que vivemos em que deveria haver mais respeito pela vida de todas as criaturas do mundo animal, cega centenas de pessoas que se unem em diversões retrógradas e incivilizadas no século actual .

Tal aconteceu no dia 13-9-2009, em Reguengos de Monsaraz onde a população se ‘divertiu’ numa festa em honra de "Nosso Senhor Jesus dos Passos", encurralando um touro num local onde o extenuaram e por fim o imobilizaram para o matar sem dó nem piedade, fazendo-o tombar ensanguentado no chão, transgredindo leis do país que não permite tais comportamentos, como de resto não devia permitir em Barrancos onde foi feita uma lei de excepção que permite cumprir ali todos os anos uma sanguinária ‘tradição’ numa festa religiosa (em Agosto) em honra de “Nª Srª da Conceição”.

Infelizmente a “Democracia” não corrige nem educa populações sobre certas ‘festas’ e tradições’ que há muito deviam ter acabado em Portugal e continuam progredindo com o aval de politicos e autarcas cujos interesses partidários lhes fecha os olhos a estas questões onde ninguém fala em prol dos animais (excepto o BE que incluiu no seu programa algo que o dignifica), sendo certo que nenhum país pode progredir no bom sentido com uma população que cultiva a violência e martiriza seres vivos, não importando a sua condição. Nisto é verdade aquilo que Gandhi dizia: “O grau de cultura e de civilização de um povo, conhece-se pela forma como se alimenta e trata seus animais”...

O mal da tradição, é pois todo o que envolve tortura e morte de um animal (toiro ou não) que serve de divertimento a uma população local que parece ter estagnado no tempo ou na época medieval apesar dos avanços da Civilização.

Seus comportamentos revelam isso,

Ponto final. Pausa para reflexão!

Rui Palmela

6 comentários:

  1. Eu acho que antes de se retirar a Barrancos a única coisa que os faz ter economia devia-se dar-lhes acesso a outras formas de subsistência... Ninguém está em posição de lhes retirar a única forma de viverem depois de negligenciarem a povoação...

    Não que concorde, acho bem que se acabe com isso, mas depois de se encontrar medidas alternativas...

    Pena também que esse tipo de pratica cause atracão turística... :(

    ResponderEliminar
  2. São uns monstros, os que maltratam animais! No Brasil, temos os rodeios de Barretos/SP e a Farra do Boi (Estado de Santa Catarina), e os rodeis em várias regiões.
    As execráveis touradas na Espanha, México etc. devem ser abolidas!
    Lutemos contra toda essa miséria moral do ser dito racional.
    "O homem tem feito, na Terra, um inferno para os animais", Arthur Schopenhauer, filósofo alemão,
    Parabens pelo blog e a luta pelos Direitos dos Animais Não Humanos !
    C. L. Barcellos
    RS / Brasil

    ResponderEliminar
  3. Caro Rui
    Parabéns pelo titulo do seu texto e por todo o seu conteúdo!
    Infelizmente continua a haver permissão para este tipo de “festa” que dá prazer só a frustrados malvados e imbecis
    Como é possível sentir prazer com tamanha malvadez?
    E pior ainda quando faz parte de uma festa religiosa. É um absurdo!
    É inadmissível este tipo de festa da maldade.
    Porque não acabou ainda? É lamentável!

    Anabela

    ResponderEliminar
  4. Caro Grifo,

    O que dizes sobre a subsistência da economia de Barrancos, tentando justificar os toiros de morte naquela vila alentejana, é um absurdo.

    Não creio que aquela 'tradição' diabólica duma festa religiosa que culmina de forma cruel e sanguinária, seja feita para sobreviverem mas sim para se divertirem e atrairem à vila alguns curiosos e gente que aprecia aquele espectáculo degradante e violento em plena praça pública onde matam toiros e os despedaçam cortando-os em bocados para distribuir pela população.

    Isto nada tem a ver com questões económicas numa vila fronteiriça com Espannha onde se faz tanto comércio com nossos vizinhos, tal como acontece em Badajoz, Vila Real de Stº António e outras.

    Não me venhas com essa treta da festa barranquenha em Agosto como único meio de subsistência para a região. Aquilo é MALVADEZ da cultura da 'tradição' e mais nada.

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  5. EU SERIA A PESSOA MAIS FELIZ DA VIDA SE PUDE-SE ACABAR COM TANTA CRUELDADE FEITA AOS POBRES ANIMAIS MAS SÓ A UNIÃO FAZ A FORÇA É PRECISO MUITAS VOZES A SE MANIFESTAREM QUE ME DIZEM DO MOVIMENTO PETA? EU JÁ SOU SOCIA DO CANTINHO DOS ANIMAIS EM VISEU E TENHO 5 ANIMAIS ABANDONADOS MAS FICO DOENTE DE VER TANTA CRUELDADE O QUE DEVEMOS FAZER ME DIGAM? SINTO-ME INPOTENTE E SOZINHA NUMA LUTA TÃO GRANDE!O MOVIMENTO PETA TEM TIDO ALGUM SUCESSO NA DEFESA DOS ANIMAIS E SE NOS UNISE-MOS A ESTE MOVIMENTO? ME RESPONDAM POR FAVOR EMILIA FIGUEIREDO MEU E-MAIL: mila.yoga@hotmail.com

    ResponderEliminar
  6. Olá amiga Emilia Figueiredo,

    É bom irmos formando um elo de união numa luta constante por um mundo mais justo e humano, onde haja mais respeito pelos animais nossos irmãos que são alvo de tanta chacina e crueldade, devendo nós começar por ajudá-los não os devorando na alimentação.

    Por isso sou vegetariano há mais de 30 anos e creio que todos os AMIGOS DOS ANIMAIS devem sê-lo para terem maior autoridade moral e espiritual na luta contra a barbaridade que naturalmente abrange todos os seres da Criação e não apenas alguns.

    Tomei nota de teu e-mail para trocarmos eventualmente algumas ideias no messenger a este respeito.

    O meu abraço do coração

    RP

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails