segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O TRÁFICO DE ANIMAIS


O tráfico de animais é o terceiro mais lucrativo do mundo. Movimenta 20 biliões de dólares ao ano. Só perde para o tráfico de drogas e o de armas.

O Brasil abastece esse mercado com 38 milhões de animais ao ano. 40% deles são para o tráfico internacional que inclui colecionadores, laboratórios de pesquisa, comércio em geral com táticas de fraudes, subornos, falsificação de documentos, etc.

No fim da linha temos os consumidores (os principais responsáveis) que os compram para mantê-los em cativeiro até ao fim da vida como bichos de estimação. As aves exóticas são as mais procuradas e entre elas as mais acessíveis são os canários dourados que por serem aves belas e canoras, se tornaram uma espécie que vive e morre numa prisão. Milhões de gaiolas foram construidas pelos humanos que deste modo querem para si um passarinho a quem Deus deu asas para voar e alma para cantar. Porém...





Uma vez mais, quem valida tal rapinagem é o douto consumidor…
Louro canário belga, agrilhoado à parede,
pelo crime de ser canoro e passional!…
E, degredado embora, é tão alegre!… Vede:
são de ouro as penas, de ouro a voz – ouro em geral…
Lê-se-lhe a alma, através do flébil canto, lede
bem, o seu coração apaixonado e leal!
O homem pensa que, por matar-lhe a fome e a sede,
pode prendê-lo assim, desfazer-lhe o casal…
É um crime engaiolar os poetas espontâneos
cuja organização aparente é indefesa
à curiosa ambição da espécie racional!
É contra a integridade espiritual dos crânios
prender-se uma criatura a quem a natureza
confiou um corpo de ouro e uma alma de cristal!…


Este poema de Hermes Fontes, um sergipano (brasileiro do estado do Sergipe) ilustra bem a tendência desumana de se manter cativo qualquer espécime vivo.

Seu poema O Canário, poderia chamar-se O Piriquito, o Sabiá, a Tartaruga, o Peixinho Dourado, etc., etc., etc., vitimas do ser humano que compra criaturas do reino animal para tê-las só para si em nome de seu amor egoista que lhes tira a liberdade do seu habitat natural...

Talvez por isso e do mesmo modo se reinventou neste século o tráfico humano que torna cativas milhares de mulheres e crianças que são 'engaioladas' pela sua beleza nas barras do mundo fugaz, onde os homens de hoje fazem coisas piores do que há séculos atrás.


Rui Palmela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails