segunda-feira, 5 de julho de 2010

CRUELDADE NO SANTUÁRIO DE FÁTIMA


Fiquei estupefacto ao receber hoje um e-mail denunciando uma situação no mínimo condenável no Santuário de Fátima que merece a minha denúncia e indignação pelo que se passa naquele local sagrado onde aparecem animais abandonados e são apanhados para abate. Incrédulo telefonei pessoalmente para a Reitoria indagando sobre a veracidade de tal facto e me responderam apenas que "não é bem assim como se diz" mas se foram justificando dizendo que é em prol da saúde pública.

Em face disto, resolvi dar seguimento ao e-mail que circula na Internet que começa assim:

"As ordens partem da Reitoria do Santuário, para que todos os cães que aparecem por Fátima, quer sejam adultos ou cachorros, quer tenham donos ou não, são capturados pelos seguranças e colocados na caixa que apresentamos em foto.

Esta caixa está mesmo nas traseiras do santuário, no local das oficinas. Ali ficam os cães durante algumas semanas, ao frio e à chuva de Inverno, à chapa do sol, no Verão. Sem direito a comida ou água, num espaço mínimo onde a maioria nem se consegue colocar de pé…

Existem alguns seguranças que não levam os cães capturados para este local, conseguem levar alguns para casa e adoptam-nos ou arranjam donos entre os seus vizinhos ou colegas de trabalho. Boa gente esta que sofre em ver os animais assim tratados, mas que se sente impotente com a ameaça de perderem os seus empregos.

Mas existem também dois seguranças, que violentam cruelmente os cães, com foices de podar oliveiras, dando com elas nas pernas dos cães que ficam em carne viva, a sangrar e com grandes cortes extremamente dolorosos e muitas vezes as pernas partidas. Esses cães são posteriormente levados, para esta caixa, permanecendo até que a carrinha da Câmara de Ourem tenha tempo para os vir buscar. Lá, são colocados, já muito debilitados, para abate, e são-no todos num prazo de poucos dias.

Quem nos informou, disse-nos também, que os cães que lá estão, vivem os poucos dias que lhes resta em condições extremamente miseráveis.

A Câmara Municipal de Ourém tem prometida (há demasiado tempo) a construção de um canil para recolher animais abandonados e o não abate de animais, mas como não existe interesse da Câmara nem pressão suficiente pela parte de quem abomina esta situação, para a construção do dito canil de protecção de animais perto de Fátima, vai adiando e esquecendo esta promessa e vai gastando a verba que já tinha disponível para esta construção em outras obras que lhes dão mais votos aquando das autárquicas.

A FAA soube também que existe um engenheiro que reporta directamente à reitoria do santuário, que deixa veneno (de acção ultra rápida) para matar alguns cães mais difíceis de apanhar… Não conseguimos ter acesso ao seu nome, mas sabemos que existe apenas um engenheiro com funções ligadas à área verde que circunda o santuário.

Mais grave a situação se torna de algum tempo para cá, que os cães depois de serem colocados na caixa, desaparecem antes que a carrinha da Câmara os venha buscar, ou tenha conhecimento que eles lá estão. Pensamos que são abatidos por alguns trabalhadores do santuário, porque os cães ladram á noite e podem incomodar os turistas, ou podem levantar suspeitas de maus tratos contra os animais perpetados num local “sagrado”.

Não sabemos quantos animais foram mortos com a chegada do 13 de Maio e com a vinda do actual representante da Igreja Católica a Fátima, mas acreditamos que quem lá for, não vê nenhum cão, porque as ruas foram limpas, tal como é sempre feito com uma regularidade impressionante.

Esta é uma situação abominável, pela parte de quem se diz representante de Deus, não é compreensível tamanha crueldade num espaço que querem fazer sagrado e que eles próprios profanam e o sujam de morte e sangue.

Deixamos aqui o contacto do Santuário, para quem quiser mostrar a sua indignação perante esta monstruosa atitude.

Peçam para encaminhar a vossa chamada para a reitoria:
249 539 600."


Deixo aqui, pois, esta minha contribuição para que termine a crueldade no Santuário de Fátima e sugiro até à Reitoria que mande construir um Canil onde recolha e trate todos os animais abandonados na região e isso sim seria uma atitude digna de quem advoga Deus e a "Virgem Maria" mas comete pecado contra a vida dos animais que sofrem pela maldade dos sem coração que os abandonam e os que matam ou mandam matar sem um mínimo de compreensão. Isto é um acto ANTI-CRISTÃO.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

5 comentários:

  1. Não podia senão ficar chocado com as imagens que vi. Infelizmente ainda o pior "animal" continua a ser o homem. Tomei a liberdade de publicar no meu blog o artigo "Crueldade no Santuário de Fátima" e divulguei o mesmo no Facebook e Twitter. Enquanto nós como seres humanos não destruirmos tudo à nossa volta não vamos descansar. Triste, lamentável ver seres vivos tão maltratados!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. O Reitor do Santuário de Fátima rejeitou acusações que classificou de “falsas e caluniosas” sobre os maus tratos a animais, abandonados ou não, que são apanhados no espaço religioso admitindo agir judicialmente contra os autores da campanha “difamatória” que visa “denegrir” a sua imagem.


    Em comunicado, a propósito de uma manifestação silenciosa realizada no dia 15 de Agosto em Fátima, convocada pelo Partido Pelos Animais (PPA) “contra os maus tratos aos animais no santuário”, o reitor da instituição garante que “são falsas e caluniosas as acusações amplamente divulgadas na Internet, segundo as quais, por ordem da reitoria do santuário de Fátima, são maltratados ou abatidos os cães ali encontrados”.


    Segundo o PPA, os “seguranças” do santuário capturam regularmente todos os cães que encontram ali e amontoam-nos numa gaiola nas traseiras do santuário, onde são deixados durante dias até que a Câmara Municipal de Ourém os venha buscar para abate. A organização adianta que, “ao serem apanhados, há cães vítimas de dolorosas agressões com foices e alguns são envenenados e abatidos no próprio local”.


    O reitor do santuário assegura que “as imagens chocantes, que mostram cães enjaulados, não foram captadas no santuário”... O responsável esclarece ainda que a GNR, depois de apresentadas duas queixas sobre os alegados maus tratos, concluiu que “não foram descobertos nenhuns animais mortos, indícios de maus tratos ou actos que tipifiquem infracção”.


    O porta-voz do PPA (Partido Pelos Animais), Paulo Borges, reconheceu que estão a circular imagens na Internet relacionadas com maus tratos a animais que não foram tiradas no santuário, mas adiantou que a manifestação iria manter-se na mesma sabendo que todos os cães encontrados no Santuário são recolhidos pela Camara de Ourém que os abate no canil e a Reitoria nada faz para impedir isso, o que contraria os próprios “princípios cristãos”. É uma espécie de “lavar de mãos como Pilatos”, declarou, negando qualquer ataque à igreja católica.

    Sobre este assunto, eu próprio (Rui Palmela), telefonei para a Reitoria do Santuário de Fátima na altura em que a noticia sobre maus tratos a animais circulava na Internet e perguntei a uma senhora que me atendeu se era verdade tudo o que se dizia sobre os cães ali apanhados e cujo destino seria o abate no canil, e ela me disse apenas que quem recolhia os animais eram os serviços da Autarquia (chamados pela Reitoria naturalmente) não negando portanto o facto em si de se manter 'limpo' o local de animais que até podem ser transmissores de doenças tal como me afirmou.


    Assim, independentemente das imagens de cães engaiolados e maus tratos inflingidos aos animais serem ou não captadas no Santuário de Fátima, a verdade é que colaboram com o abate de animais que ali são recolhidos sabendo que os mesmos vão para o canil para serem abatidos.


    Seria muito mais digno e exemplar se o Santuário mandasse construir um Abrigo para animais sabendo do grande abandono a que são sujeitos naquela localidade em vez de fazer como 'pilatos' ao deixá-los serem condenados à morte só para manterem o Santuário de Fátima 'limpo' desses seres indefesos abandonados ou desprezados pelos seus donos.


    Concluo meu raciocínio com uma frase de alguém que dizia: “Olhei para os animais abandonados, renegados da sociedade humana, e vi em seus olhos amor e esperança, medo e horror, sentindo tristeza pela certeza de terem sido traidos. Eu me indignei e rezei perguntando a Deus porque nada fazia para mudar isso e Ele simplesmente me respondeu dizendo: “Eu fiz. Eu criei você para cuidar deles”...


    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  3. "ACTUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO dos ANIMAIS de FÁTIMA: 9 DE jUNHO DE 2011. Todas as informações que circulam em relação aos maus tratos a animais no Santuário de Fátima estão desactualizadas. Têm um ano. Neste momento, a Céu Romeiro, Presidente da ASSOCIAÇÃO DE PROTECÇÃO AOS ANIMAIS ABANDONADOS DE FÁTIMA, APAAF, está à espera que o Santuário cumpra a promessa de ajudar financeiramente a Associação. Os animais são capturados pelo canil de Ourém, que tem péssimas instalações, e ainda abate. A Câmara de Ourém também prometeu construir um novo canil. Existem promessas, o habitual, e temos o facto de os maus tratos no Santuário realmente já não existirem. A Céu Romeiro está a conduzir muito bem este assunto. Se entretanto não concretizarem as promessas, então, sim, vai precisar da nossa ajuda. Se a Céu Romeiro continuar a receber só promessas, pedirá a nossa ajuda. E, nessa altura, lá voltamos nós ao massacre!!!! O envio de e-mails fica em suspenso! Obrigado e divulguem a actualização da situação por favor!"

    ResponderEliminar
  4. eu odeio maus tratos aos animais eu tenho tres cachorros e um deles e pit bul e as pessoas falam dele como se fosse um monstro mais não acredito nisso e amo eles e sei que jamais vão me fazer mau!!

    ResponderEliminar
  5. Santuário de Fátima, imaginem se não fosse de Fátima, fosse do bicho ruim. Claro que são pessoas que não possuem coração é que praticam tais atos, acredito que o Santuário é realmente Santo mas alguns humanos não conseguiram entender o Não Matarás. A cada um será dado de acordo com suas obras. Ação e Reação. A semeadura é livre mas a colheita obrigatória. Lei de Causa e Efeito. Não cai um fio de cabelo sem que Deus saiba. Que Deus tenha piedade de todos nós...
    VIVA JESUS!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails