domingo, 23 de março de 2014

CARTA ABERTA AO PADRE VITOR FEITOR PINTO



 
Costumo ouvir seu programa nas manhãs de domingo na Radio Sim (ligado à Rádio Renascença), onde o sr. Padre Vitor Pinto responde a várias perguntas feitas pelos ouvintes que apresentam suas duvidas sobre questões que merecem profundas reflexões. Neste dia, 23 de Março de 2014, uma pessoa ligou a perguntar-lhe se os animais também têm alma e fiquei surpreendido com sua afirmação cabal de que  “os animais não tem alma, ponto final”.  Inclusive, referiu o cavalo, o cão, o gato, etc., dizendo que eles apenas têm ‘sensibilidade’ mas não têm alma e essa é a sua convicção pessoal.

Confesso que sempre gostei de o ouvir como homem da Igreja cheio de grande lucidez e sensatez falando das questões humanas cuja cultura não questiono pela sua dimensão, porém surpreendeu-me bastante pela forma como se exprimiu em relação aos animais que tal como diz o Génesis da Criação são criaturas de “almas viventes” criadas por Deus que fazem na Terra o percurso de sua evolução. O homem surgiria muito tempo depois para dominar sobre todas as espécies e direi mesmo que muitos já perderam sua alma e se comportam hoje como 'zombies' sem coração que devoram até ás entranhas seres viventes que confiam no homem mas este se tornou pior que as bestas-feras que mata todos os dias milhões de animais que sofrem mas como “não têm alma” são vistos como ‘coisas’ que vivem apenas para a nossa alimentação . É assim que pensam a maioria dos humanos e o sr. padre não é excepção!
 
Agora entendo porque é que muitas pessoas crentes em Deus desprezam e maltratam animais, inclusive com a benção da Igreja Católica que não reprova as touradas por exemplo, de que o Padre Milicias é um grande aficionado apesar de se dizer “Franciscano”. Creio que Francisco de Assis ficaria escandalizado com isso e mais ainda a “Nª Srª da Conceição” que vê horrorizada o que se passa em Barrancos por altura das festas em seu nome que culminam com a tortura e morte de toiros frente à Capela, em plena praça pública, tudo feito em nome de uma 'tradição' que a Igreja aprova quando devia condenar esta situação.
 
Mas, é claro, como “os animais não têm alma” (segundo a Igreja), então as pessoas pensam que eles não sofrem como nós e continuam a tratá-los de forma cruel e nisso tem muita responsabilidade a própria Religião. Talvez por isso o Pregador Eclesiastes já dizia o seguinte:
 
...”O que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, como morre um, assim morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego (alma, pneuma, anima) ; e a vantagem dos filhos dos homens sobre os animais (a este respeito) não é nenhuma. Todos vão para um lugar, todos são pó (matéria perecível) e ao pó (à terra) tornarão. Quem adverte que o fôlego (alma) dos filhos dos homens sobe para cima (para os céus) e que o fôlego (alma) dos animais desce para baixo da terra (ao inferius)? - Eclesiastes, cap. 3:19 a 21, da Biblia.
 
Portanto, caro senhor Padre Vitor Pinto, espero que cultive melhor a palavra de Deus e não a sua que precisa ser mais repensada e cuidada para não induzir em erro quem lhe pede esclarecimentos ou explicações sobre coisas para as quais deveria estar melhor preparado e não criar mais confusões. Os animais têm mesmo sua alma e sofrem como nós e deveriam ser respeitados e não torturados nem transformados em refeições. É o que penso de minha alma e meu coração!
 
Com os meus cumprimentos,

Rui M. Palmela

7 comentários:

  1. não tenho nem o que dizer para este padre idiota!! ainda acho que você o colocou muito educadamente nestes textos

    ResponderEliminar
  2. É vergonhoso ...quanta irresponsabilidade ...vinda dum homem da igreja

    ResponderEliminar
  3. Ninguem a comentar esta atrocidade ...quero fazer a diferença ..

    ResponderEliminar
  4. ...só lhe peço sensatez ...

    ResponderEliminar
  5. Amigo Rui M. Palmela é uma honra viver num mundo onde existem pessoas como vc. me faz acreditar q ainda vale a pena lutar e contribuir na mudança vibracional da Terra. É bom saber q existem pessoas de bem q lutam por nossos irmaozinhos menores. Deus esteja contigo

    ResponderEliminar
  6. Amigo Rui,a única coisa q me admira é o amigo ter esse Feitor Pinto em boa conta.Ele é,foi sempre,um mero oportunista q viveu colado a politicos e com isso consegui uma reforma de milhares de euros.
    Nem sequer acredito q ele acredite em Deus ou na alma humana,quanto mais na dos animais ou preocupar-se com os seus sifrimentos!
    Ele é,foi sempre,um oportunista bem falante,nada mais do que isso.Viveu à sombra da Igreja como mera carreira e oportunidade de subir na vida colado a politicos.E subiu bem.Consegui benesses,cargos ect...vive como um lord com uma pensão de milhares roubada aos tantos q muito descontaram q quase nada recebem.Ele quer lá saber dos humanos(excepto politicos e ricaços)quanto mais dos animais!
    Ele quer é dinheiro e boa vida e convites para festas!

    ResponderEliminar
  7. O Feytor Pinto tem uma pensão de milhares por mês à custa dos amigos da politica.Ele quer é boa vida...quer lá saber das almas sejam de animais ou pessoas.Quer é dinheirinho e convites para festas.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails