sábado, 17 de setembro de 2011

ATÉ QUANDO AS TOURADAS EM PORTUGAL?




UMA TOURADA REAL?!!! 

Todos os anos se repetem no meu país, por altura do verão, as tradicionais “corridas de touros” ou  espectáculos tauromáquicos promovidos por canais de Televisão (RTP e TVI), inclusive por uma Rádio Católica (a RR), que infelizmente sustentam uma ’tradição’ medieval que maltrata e tortura animais que só são criados para uma diversão pública dentro das arenas onde se cometem  ignóbeis e tristes cenas.

É isto que se passa (ainda) nalguns paises ditos cristãos onde cavaleiros tauromáquicos (e agora também cavaleiras) e toureiros a pé se 'benzem' para praticar maus tratos a animais encurralados em espaços ou recintos fechados onde são violentados para gaudio de uma multidão frenética que aplaude, vibrante de satisfação, quanto maior for o número de ferros espetados no corpo do animal que vai reagindo, todo ensanguentado, até quebrar suas forças imolado pelos forcados ou pelos matadouros que lhe dão o golpe final como mais uma vítima desta tortura da ‘tradição’.

Barrancos, uma vila alentejana  junto a Espanha, é o maior exemplo desta 'cultura' sanguinária dos “toiros de morte” que se repete todos os anos em território nacional, numa festa religiosa que se realiza ali no verão em ‘honra’ de Nª Srª da Conceição,  culminando sempre com um espectáculo de sangue de vários toiros abatidos em plena praça pública, frente à Capela, onde se reza e sai a procissão, terminando tudo numa diabólica diversão. Mas a Igreja Católica nem se pronuncia sobre tudo isto cometendo “pecado de omissão”...

Enfim, isto se passa em pleno século XXI em países como Portugal, Espanha, etc., que cultivam ainda o espectáculo mórbido das arenas, de origem romana, quando o grande império dominou no mundo e deixou suas influências na Peninsula Ibérica durante  8 séculos de ocupação. A única diferença é que hoje não se deitam mais cristãos para as arenas mas as pessoas se divertem na mesma com este espectáulo de violência da Tauromaquia que a própria UNESCO classifica do seguinte modo:

 "A Tauromaquia é a terrível e venal arte de torturar e matar animais em público, segundo determinadas regras. Traumatiza as crianças e adultos sensíveis. A tourada agrava o estado dos neuróticos atraidos por estes espectáculos. Desnaturaliza a relação entre o homem e o animal, afronta a moral, a educação, a ciência e a cultura"...

Subscrevo completamente esta Declaração de 1980 da UNESCO e também as palavras de alguém que dizia:
"A corrida de touros é um jogo sujo onde o touro é o único animal honesto"...

Termino citando um grande escritor e poeta francês, que dizia:

Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação à Natureza e aos animais” (Victor Hugo)

Fica aqui mais esta dissertação,

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails