segunda-feira, 13 de setembro de 2010

OS ANIMAIS NOSSOS IRMÃOS




Um dia perguntaram a Chico Xavier qual o animal mais evoluído espiritualmente e ele disse sem exitação:

– É o cão. O cão desperta muito amor e é modelo de fidelidade. As pessoas que amam e cultivam a convivência com os animais, especialmente os cães, se observarem com atenção, verificarão que os vários espécimes são portadores de qualidades que consideramos quase humanas, raiando pela prudência, paciência, disciplina, obediência, sensibilidade, inteligência, improvisação, espírito de serviço, vigilância e sede de carinho, infundindo-nos a idéia de que, quanto mais perto se encontram das criaturas humanas, mais se lhes assemelham, preparando-se para o estágio mais próximo da hierarquia espiritual.

Chico Xavier tinha uma cadela de nome Boneca, que sempre o esperava e fazia grande festa ao avistá-lo. Ela pulava em seu colo, lambia-lhe o rosto como se estivesse beijando-o e ele dizia:

- Ah!, Boneca, estou com muitas pulgas... Imediatamente, ela começava a coçar o peito dele com o focinho. A cadelinha morreu velhinha e doente e o médium sentiu muito a sua partida. Um casal amigo resolveu adquirir uma filhota da mesma raça para lhe oferecer numa visita que ele fez a São Paulo. O animalzinho estava envolto num pequeno cobertor quando Chico pegou a cadelinha que começou logo a lamber-lhe o rosto. Ele pressentiu que era sua boneca e para ter a certeza disse:

- Ah!, Boneca, estou com muitas pulgas... Prontamente, a cachorrinha esfregou o focinho no peito dele como acontecia antes... No meio da emoção que se formou, surgiu esta explicação do Chico que surpreendeu as pessoas presentes:

“Quando amamos nosso animal e lhe dedicamos sentimentos sinceros, ao partir, os espíritos amigos o trazem de volta, para que não sintamos tanto sua falta. Assim, a Boneca está aqui, ensinando esta filhotinha hábitos que me davam alegria”...

Lindo isso, sempre acreditei naquilo que o Chico diz sobre os animais, pois dalgum modo eles voltam para nos dar as mesmas alegrias em nossa vida e com os quais criámos laços eternos de amor. Eles nos acompanham ao longo do tempo até evoluirem para uma condição superior.

Quem não entende nem acredita em tudo isto, principalmente as pessoas que não gostam de animais e as que os abandonam ou tratam mal, até ficam escandalizadas se dissermos que sentimos mais dor ao perder um desses amigos do que um familiar.

A diferença é que enquanto o ser humano tem toda a protecção da Sociedade onde se insere, os animais não, são seres indefesos que sofrem toda a sorte de maus tratos e indiferença dos humanos responsáveis pelos seus destinos. Felizmente há gente boa que ama os animais e sente sua partida depois duma vida cheia de convivência com eles. Falo por experiência própria em relação aos amigos fiéis que já partiram e sei que vamos reencontrando no caminho que trilhamos pela vida fora, aqui ou na Eternidade.

E para quem pensa que os animais não têm alma, aqui fica uma citação da própria Bíblia onde Eclesiastes, o Pregador, diz assim:

“O que sucede aos filhos dos homens, o mesmo sucede aos animais, como morre um assim morre o outro, todos têm o mesmo ‘fôlego’ (alma vivente) e a vantagem dos homens sobre os animais (a este respeito) não é nenhuma. Todos vão para um lugar, todos são ‘pó’ (matéria perecivel) e todos ao pó (à terra) tornarão. Quem adverte que o fôlego dos filhos dos homens sobre para cima (para os céus) e o fôlego dos animais desce para debaixo da terra (ao inferius)?” (Eclesiastes - Cap. 3: 19 a 21)

Portanto, seria bom que muitos fizessem uma reflexão sobre estas palavras e pensassem melhor quando tratam os animais como se fossem ‘coisas’ sem vida própria, julgando que não merecem o mesmo respeito que merecem os seres humanos.

Rui Palmela

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails