quinta-feira, 10 de junho de 2010

QUAL CULTURA, RELIGIÃO E TRADIÇÃO?


Existe um grande tabu quando se fala em manifestações ditas culturais, tradicionais e religiosas que envolvem sofrimento de animais. Muitos acreditam que criticar o uso deles nessas atividades pode soar como falta de respeito à liberdade de se expressar das pessoas e aos seus costumes. Mas e os animais? Como ficam nisso tudo?

Existem religões onde o sacrifício de animais como bois, galinhas, cabras entre outros é prática comum. Alguns exemplos são os rituais onde sapos tem sua boca costurada vivos, animais pequenos vivos são presos e costurados dentro do ventre de outros maiores ,mutilações e etc. Isso não é segredo e ninguém faz questão de esconder. Os adeptos destas práticas alegam que seus deuses pedem pelo sangue e partes do animal. Que isso faz parte da religião por uma série de motivos e que deve ser respeitado e mantido.

No Brasil, a lei garante alguns direitos como no Artigo 32 da Lei nº9605 de Crimes Ambientais:
“Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.

§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.”

Essa garantía de proteção fica só no papel mesmo, os rituais continuam acontecendo e fervem na semana santa. E ai de quem expressar repúdio a esses atos, ou ficará rotulado como pessoa preconceituosa.

Falando em semana santa, o que dizer da ‘farra do boi’? No sul do Brasil é mais do que uma tradição!É proibido por lei ,mas as autoridades parecem fazer vista grossa pra isso. Lá, é comum crianças fazerem uma ‘ mini farra’ com animais pequenos como cabritos , cães e gatos. São os futuros assassinos da nação! Na ‘farra do boi’, o animal fica por alguns dias antes preso e mal alimentado para que fique bem agoniado e quando seja solto corra bastante ficando arredio tornando a sessão de tortura mais ‘emocionante’, A farra pode durar até dias, o animal é ferido, tem rabo e chifres arrancados, e na maioria das vezes, em pânico, corre para rios afim de fugir dos agressores e acaba morrendo afogado. Pasmem, existe quem ache falta do que fazer fiscalizar para que a ‘farra’ não aconteça.

Existem também os eventos mais elitizados porém tão sujos e cruéis quantos os do chamado ‘povão’. As touradas são um exemplo disso. Pessoas da alta sociedade frequentam e abrilhantam o público. Os toureiros são vistos como heróis, como homens corajosos e o touro, um monstro a quem os bravos homens tem de enfrentar. Imagine, um animal em pânico, com dor e sangrando até perder as forças sendo irritado na arena. Ao fim,caído é arrastado pelo rabo até que seja retirado do local. Quando fere, o touro é uma besta. Há quem sinta pesar pelo toureiro, como há poucos dias em que um menino de 12 anos que incentivado pelos pais pratica o ‘esporte’ desde os 5 anos de idade e foi ferido levemente por um ‘touro enfurecido’ deixando muita gente com ‘peninha’. Assassino os toureiros?Que nada! O touro que é!Os toureiros apenas exercem o direito de dar continuação à uma tradição.

Grande festa o rodeio também. Emprega muita gente e move milhões em dinheiro. Muitos lucram , basta observar quem são os patrocinadores dos grandes rodeios do Brasil. Quem tenta impedir os grandes rodeios,acaba tendo até a própria vida ameaçada. Eu mesma já estive conversando com um vereador (acho de bom tom não mencionar o nome) que contou ter sido ameaçado de morte ao tentar impedir rodeio em uma grande cidade. Mas ainda assim, em alguns municípios rodeios e vaquejadas são proibidos. Pra quem não sabe, vaquejada consiste em o cowboy laçar o novilho que corre em alta velocidade. O animal sofre rompimento de alguns orgãos por causa do solavanco que acontece ao ser laçado. Quando também não sofre fraturas. Por fim, o vaqueiro imobiliza o animal amarrando suas patas.

É muito desagradável ler sobre esses detalhes sórdidos e de tanta tortura. Só que pior é passar por tudo isso com certeza, e nesse momento, existem muitos animais sofrendo abusos e sendo humilhados. Infelizmente, é necessário estar ciente de tudo isso para se ter uma noção real da necessidade de reinvindicar pelos direitos dos animais, do quanto eles precisam da nossa voz , formar opiniões próprias e argumentar de maneira correta.


MEU COMENTÁRIO:

Subscrevo inteiramente tudo o que está escrito acima e acrescento algumas palavras na defesa dos Direitos dos Animais que tal como os Direitos Humanos devem ser cumpridos e respeitados.

Infelizmente é a falta de Educação e Cultura nos povos que leva ao comportamento desumano de pessoas que não tendo referências e valores éticos em suas vidas acabam por se tornar néscias e violentas praticando actos ignóbeis por ignorância ou desconhecimento de regras de civilidade e cidadania.

De resto, só será possivel um povo ou país evoluir verdadeiramente quando seus próprios governantes souberem cultivar a Moral e Bons Costumes, a Justiça e a Bondade, a Verdade e o Amor, em prol de um Mundo melhor. Para isso terá de haver uma necessária mudança de mentalidades, hábitos de consumo e comportamentos diários das pessoas, inclusive os da alimentação.

Aliás, por alguma razão Gandhi dizia: "o grau de cultura e de civilização de um povo conhece-se pela forma como se alimenta e trata seus próprios animais"...

Faço dele minhas palavras e deixo aqui esta dissertação.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails