sábado, 11 de julho de 2009

AS TOURADAS EM PORTUGAL, ATÉ QUANDO?


Todos os anos se repetem no meu país, por altura do verão, as tradicionais “corridas de toiros” ou espectáculos tauromáquicos promovidos por canais de Televisão (RTP e TVI), inclusive por uma Rádio Católica (a RR), que infelizmente sustentam uma ’tradição’ cultural medieval que maltrata e tortura um animal que é criado para fins de diversão pública do espectáculo das arenas onde se passam ignóbeis e tristes cenas.

É este um país dito cristão (como Espanha) onde cavaleiros tauromáquicos e toureiros a pé se benzem para praticar maus tratos a animais encurralados onde são violentados para gaudio de uma multidão frenética que aplaude, vibrante de satisfação, o maior número de ferros espetados no corpo do animal que vai reagindo, todo ensanguentado, até quebrar suas forças imolado por grupo de forcados que o agarram depois da tanto cansaço como mais uma vítima desta tortura da ‘tradição’.

Barrancos, uma vila alentejana junto a Espanha, é o maior exemplo desta 'cultura' sanguinárea de um país vizinho onde os “toiros de morte” são uma prática usual em nosso território nacional numa festa religiosa que se realiza todos os anos em nome de "Nª Srª da Conceição", culminando sempre com um espectáculo de sangue em plena praça pública, frente à Capela onde se reza e sai a procissão e depois termina tudo numa diabólica diversão. Mas a Igreja Católica não se pronuncia sobre isto e comete assim um grande “pecado de omissão”.

Enfim, isto se passa em pleno século XXI em países como Portugal, Espanha, México, etc., que cultivam ainda o espectáculo mórbido das arenas, de origem romana, quando o grande império dominou no mundo e deixou suas influências na Peninsula Ibérica durante 8 séculos de ocupação. A única diferença é que hoje não se deitam mais cristãos para as arenas mas as pessoas se divertem na mesma com este espectáulo de violência conhecido por 'Tauromaquia' que a própria UNESCO condena dizendo na sua declaração de 1980 o seguinte:

"A Tauromaquia é a terrível e venal arte de torturar e matar animais em público, segundo determinadas regras. Traumatiza as crianças e adultos sensíveis. A tourada agrava o estado dos neuróticos atraidos por estes espectáculos. Desnaturaliza a relação entre o homem e o animal, afronta a moral, a educação, a ciência e a cultura"...

Subscrevo completamente a Declaração da UNESCO e também as palavras de alguém que dizia: "A corrida de touros é um jogo sujo onde o touro é o único animal honesto"...

Termino citando o célebre escritor Victor Hugo que dizia:

“Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação à Natureza e aos animais”...

Fica aqui mais esta dissertação,

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

5 comentários:

  1. Penso que muitas pessoas apreciam as touradas não propriamente pelos touros mas sim pelo espectáculo tauromáquico em si, principalmente pela arte e beleza dos cavalos lusitanos e destreza dos cavaleiros e toureiros na envolvência do espaço sénico duma "Corrida à Portuguesa" apreciada pela população que vai mantendo essa sua tradição.

    ResponderEliminar
  2. Concordo até certo ponto com suas palavras, caro/a "Anónimo", pois também aprecio a arte de cavalgar e a dança de tão nobres equídeos que muitas vezes acabam vítimas do homem que os expõe perante um touro que investe pelos maus tratos dados pelo Cavaleiro e o pobre cavalo acaba por vezes ferido de morte com uma cornada, perfurado no seu ventre. Isto é horrível quando acontece!

    Tudo isto podia ser evitado se fizessem como no Canadá, por exemplo, onde o cavalo e o touro são cobertos por uma capas acolchoadas para não haver derramamento de sangue de parte a parte e a arte tauromáquica é exibida na mesma maneira.

    Será que as pessoas gostam mais de ver sangue? O espectáculo não tem o mesmo valor se não se causar dor?

    É esta a minha interrogação,

    Pausa para reflexão!

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  3. António Claret Marialva12 de julho de 2009 às 06:53

    Amigo Rui.

    Desta feita, sou obrigado a discordar de tua posição neste artigo.

    Primeiro, as touradas são festas seculares que ainda anima e diverte o povo, fazendo parte das tradições de Portugal, Espanha e México. Aquí no Brasil temos a "farra do boi" mque também é bastante criticada pelos defensores dos animais.

    Embora, estes animais tenham um certo sofrimento, mesmo assim não vejo razão alguma para se acabar com as corridas de touros, mesmo porque, mais cedo ou mais tarde acabarão virando hamburguer, mortadela, etc, que servirão de alimento no momento indispensável ao corpo humano.

    Em segundo lugar, judia-se dos animais quando estes são aprisionados e acorrentados e treinados (no caso do cão) para se tornarem feras assassinas. Isso, sem contar a enorme eliminação dos animais sem donos que são sacrificados por razões de higiene. Observo,também, o absurdo que ocorre quando os animais de raça pura são tratados muito melhor que seres humanos, enquanto crianças morrem de fome pelo mundo afora.

    Quanto ao pronunciamento da UNESCO, ela se assemelha ao Lions E Rotary Clubs, onde as "madames e os Senhores" promovem uma festa baneficente e acabam gastando mais na festa do que arrecadam aos pobres.

    Não obstante eu discordo da tua opinião quanto às corridas de touros, tenho a honra de elogiá-lo com relação ao "site" Nova Era.
    Adentrei-o de forma despretenciosa, mas ao deparar-me com a Arte e Poesia que dele emanam, realmente fiquei comovido
    Embora tenhamos posições divergentes de conduta do "dever ser", a mim me parece que os fins são os mesmos, ou seja,ambos ansiamos por um mundo mais justo e verdadeiro onde o grande império seja o império da Justiça e do Amor.

    Parabéns, amigo!
    Continue lutando daí, enquanto continuo lutando daquí.... E, talvez, nos encontremos numa coordenada qualquer deste amado planêta!

    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. "Embora, estes animais tenham um certo sofrimento, mesmo assim não vejo razão alguma para se acabar com as corridas de touros, mesmo porque, mais cedo ou mais tarde acabarão virando hamburguer, mortadela, etc, que servirão de alimento no momento indispensável ao corpo humano"...

    Amigo António Claret, sou pela cultura da vida e do amor a todos os seres da Criação, não pela cultura 'tradição' que envolve dor e morte de animais irracionais que servem para 'divertimento' e alimento de tanta gente. De resto, sou vegetariano há mais de 30 anos e mostro o quão é falsa a ideia do "alimento essencial" provindo do cadáver do animal. Nisto divergimos claramente!...

    "Em segundo lugar, judia-se dos animais quando estes são aprisionados e acorrentados e treinados (no caso do cão) para se tornarem feras assassinas. Isso, sem contar a enorme eliminação dos animais sem donos que são sacrificados por razões de higiene"...

    Sim, é um facto, amigo António, infelizmente há gente má que procede assim por falta de luz na consciência, na alma e no coração. São pessoas que têm de nascer de novo, como tantas outras mais consicentes, para colherem seu karma e redenção para evoluirem e se tornarem melhores seres humanos um dia e sua condição.

    "Observo,também, o absurdo que ocorre quando os animais de raça pura são tratados muito melhor que seres humanos, enquanto crianças morrem de fome pelo mundo afora".

    A verdade, amigo Claret, é que há animais que merecem ser melhor tratados do que seres humanos, pois estes se comportam muito pior do que os seres irracionais que dão melhores provas de amor e fidelidade ao homem, sendo mais puros e inteligentes do que este que os abandona e maltrata sem coração. De resto, não é por acaso que se diz: "quanto mais conheço os homens mais gosto dos animais"...

    Por outro lado, digo que a causa da morte de milhões de crianças no mundo inteiro deve-se sobretudo ao egoismo dos seres humanos que comem demasiado nos paises mais ricos ou 'avançados', onde tanta gente fica obesa pelo "pecado da gula" sofrendo de doenças dos excessos alimentares, enquanto falta alimentos noutros lados em paises onde seus próprios governantes também vivem na opulência, ganãncia e ambição (como em África) pouco se importando com a pobreza e miséria do seu povo.

    Enfim, em nossos paises (Portugal e Brasil)também vão diariamente toneladas de alimentos para o lixo que dariam para matar a fome a tantas crianças que não têm sequer um pedaço de pão. Certo?

    É esta a nossa forma de 'Civilização' que precisa sim duma grande mudança e transformação para que terminem as touradas, a maldade, a crueldade, a violência, a iniquidade, as guerras, a fome e miséria moral, e todos os males causados na Terra pelo ser dito superior que terá de aprender pela dor aquilo que não aprendeu pelo Amor. Assim, vai colhendo tudo o que semeou ao longo dos tempos por causa de seus erros e desregramentos.

    Venham pois "aqueles dias" que Jesus falou para haver uma grande mudança na Terra necessária a uma Nova Era.

    Um abraço do coração e

    "Pausa para reflexão"!

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  5. Todos os Animais devem ser respeitados!

    Se gostarem de animais, convido-vos a visitar:

    http://groups.google.pt/group/animais_portugal?hl=pt-PT

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails