segunda-feira, 1 de setembro de 2008

BARRANCOS E A 'TRADIÇÃO'


Mais uma vez se repete em Barrancos (uma vila alentejana em Portugal de fronteira com Espanha), a famigerada 'tradição' em honra de "Nrª Srª da Conceição", uma festa religiosa que culmina de forma diabólica em plena praça pública, com um espectáculo sanguináreo frente à Capela, alimentado pelo povo dito religioso que se comporta de forma contrária aos ensinamentos de Cristo que abomina tudo isto. E a Igreja Católica nem se pronuncia sobre o assunto, sendo cúmplice numa situação que fica mal à Religião.

Não consigo compreender que em pleno século XXI ainda haja gente a exultar nas arenas aplaudindo ignóbeis e tristes cenas. Não consigo perceber como é que pessoas com alma e coração, dotadas de mente e razão, consciência ou sentimento, uns com alguma cultura outros não (a maioria), e os que já possuem grande Conhecimento, gostem tanto de ver maltratar e matar um animal só porque é possante e tem chifres, como se fosse um monstro desprezível que merecesse tal destino nas mãos dos homens que inventaram uma forma de divertir as multidões ávidas de sangue, em nome de festas e tradições.

Enfim, bem hajam todos os jovens (homens e mulheres do futuro) que se manifestam contra estes e outros espectáculos torpes, exigindo mais respeito pela vida dos Animais e seus direitos nos tempos actuais.

Pouco mais tenho para dizer sobre esta questão,

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

P.S. - Em baixo pode ver dois videos de bons exemplos contrários à cultura da malvadez que significa mais inteligência e racionalidade por parte de quem mostra respeito pelos touros e demonstra sua docilidade:

8 comentários:

  1. São uns monmstros, os que maltratam animais ! No Brasil, temos os rodeios de Barretos/SP e a Farra do Boi (Esrado de Santa Catarina), e os rodeis em várias regiões.
    As execráveis touradas na Espanha, México etc. devem ser abolidas !
    Lutemos contra toda essa miséria moral do ser dito racional.
    "O homem tem feito, na Terra, um inferno para os animais", Arthur Schopenhauer, filósofo alemã9o,
    Sds e parabens pelo blog e a luta pelos Direitos dos Animais Não Humanos !
    C. L. Barcellos
    RS / Brasil

    ResponderEliminar
  2. Ó Rui pela tua conversa imagino que sejas vegetariano, não? Ou o sofrimento dos animais para consumo humano não te preocupa?

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente, muitas vezes a palavra tradição é usada para desculpar actos de crueldade terríveis e insensíveis, tais como as touradas... infelizmente, enquanto a lei não for cumprida com rigor e enquanto não se tornar mais dura a penalizar quem comete e quem organiza estes actos hediondos, vamos continuar a assistir a este tipo de espectáculos tristes e nojentos.

    ResponderEliminar
  4. Vergonhosos são estes comentários ridiculos que se limitam a opinar sobre assuntos dos quais nao fazem uma minima ideia do que é...é muito fácil dizer que somos amigos dos animais,mas esses que se dizem amigos sao os primeiros a maltratalos....
    Sou a favor das touradas de morte,estive presente em todas as manifestações para que fossem legalizadas e sempre fui por vontade propria e sem qualquer fim lucrativo...
    como no caso desses que se dizem defensores dos animais,que so os protegem quando teem um cheque por tras a recompensar as horas que estiveram a defender os animais...
    Vivam as touradas e não comente idiotices...limitem se a cuidar dos animais que teem...em vez de se preocuparem tanto com os maltratos dos animais gastem essas energias a protegerem as crianças maltratadas,que infeslimente não são poucas...

    ResponderEliminar
  5. Caro "Anónimo" das touradas,

    Agradeço sua participação
    neste Blog onde qualquer um pode comentar e dizer o que pensa livremente desde que não utilize palavras incorrectas ou ofensivas para ninguém.

    Quanto à sua ideia favorável ás touradas e toiros de morte em Portugal, gostaria de dizer que não subscrevo e acho vergonhoso o que se passa neste país onde infelizmente ainda se cumprem 'tradições' que revelam atraso moral e civilizacional de nossas populações.

    Você diz que os comentários aqui sobre o assunto são vergonhosos e ridículos ou que as pessoas não fazem a mínima ideia do que é a tradição barranquenha.

    Pois bem, respondo por elas e digo que para mim basta saber o que se passa e a forma como termina uma festa religiosa naquela vila onde a tradição se cumpre de forma selvática e sanguinária em plena praça pública em pleno século XXI. O resto pouco importa saber porque se faz isso, pois nada o justifica, muito menos o facto de se enaltecer um acontecimento local no século passado por altura da guerra civil de Espanha onde Barrancos serviu de refúgio para muitas pessoas que figuram para Portugal e foram salvas pelo povo barranquenho que lhes acolheu. Tudo isso foi digno e merecidamente lembrado há dias na teleivão, porém as matanças de toiros já vêm de séculos passados e nada tem a ver com esta questão.

    Seria bom sim que se acabassem com certas tradições, essas sim vergonhosas, e não me venha dizer que os amigos dos animais maltratam crianças. Certo?

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  6. Em tempo:

    Aproveito para dizer ao outro "anónimo" que sou vegetariano sim, há mais de 30 anos, e que tenho alguma autoridade moral para falar aqui em prol do animal maltratado e violentado pelo ser dito 'racional'.

    ResponderEliminar
  7. oi gostozo, sou de Barrancos, aquela vila que faz fronteira com Espanha, tas a ver? Epah aquilo é um espectaculo, vê-se mesmo que nunca vieste cá á Vila men.
    Gatjinho , olha a gente só não os mata mas tambem os come, ( carne frita com tomate) muy buena corazon !está convidado a vir no dia 27 até dia 1 de setembro de 2011 com bilhete oferecido pela comissão de festas para assistir aos exelentes toureiros a matar o toiro! vem cá comer uma tapinha de carne com tomate ca gente (com sorte também es comido ;D)

    ResponderEliminar
  8. Suponho que a pessoa que me trata por 'gostozo' e de 'gatinho' é uma mulher escrevendo mal português e me convida para uma festa onde me quer 'comer' também com tomate, além da 'tapinha' do toiro.

    Pois bem, cara amiga, se algum dia eu for a Barrancos não será para participar nessa festa cheia de crueldade que nada tem a ver com devoção ou espiritualidade em nome de uma determinada Entidade que abomina tudo isso e seria bom que todos parassem de participar nesses actos abomináveis que estão gerando karma negativo em toda população que um dia pode sofrer algo que ficará para sempre lembrado e jamais se repetirá tal situação.

    Pense nisso.

    Pausa para reflexão!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails