terça-feira, 29 de abril de 2008

NO REINO DA DINAMARCA...

clicar na imagem


Nas ilhas Feroe do reino da Dinamarca, todos os anos se realiza uma espécie de ritual chocante e sangrento, onde os rapazes cometem este tipo de atrocidades quando passam à fase adulta. É assim que eles mostram a sua masculinidade, revelando-se uns criminosos sem alma e sem coração que praticam actos ignóbeis contra centenas de baleias-piloto ou golfinhos Calderon, à semelhança do que se faz noutros paises contra estes maravilhosos seres da Criação. Entretanto, face aos inúmeros protestos que têm chegado às Embaixadas da Dinamarca em diversos países, as autoridades oficiais reagiram com o seguinte Comunicado:

«O Ministério de Assuntos Exteriores e as Embaixadas da Dinamarca têm recebido correspondências que expressam sentimentos causados pelas imagens que circulam na Internet e que retratam determinadas cenas de caça a baleias-piloto nas Ilhas Faroe, normalmente, acompanhadas de comentários difamatórios e alegações absurdas, tais como a caça sendo um ritual de maioridade, dentre outros. Estamos cientes do facto de você ter considerado as imagens, assim como o texto, perturbadores. Entretanto, antes de se estabelecer qualquer julgamento sobre a caça a baleias em geral, ou, em particular, sobre a pesca de baleias-piloto nas Ilhas Faroe, faz-se necessário complementar uma possível primeira impressão estética negativa sobre a questão, além de informações imprecisas, com considerações baseadas em reais fatos sobre o assunto, assim como diversas questões de princípio, tais como:
Factos sobre caça a baleias-piloto podem ser obtidas na página www.whaling.fo. Os factos incluem o seguinte:
A finalidade da caça é para produção de alimento,
A caça é regulamentada pelas autoridades,
A caça é biologicamente sustentável,
As autoridades levam a sério o aspecto do bem-estar animal da caça.
Pode ser útil, também, ver essa maneira de fornecimento de alimento em um contexto mais amplo:
Questões relacionadas ao bem-estar dos animais: como se compara a esta caça a baleias com outras caças de grandes mamíferos em seu habitat natural, com o tratamento de animais criados em fazenda durante seus ciclos de vida e de animais tidos como pragas;
Ética de produção alimentar. A refeição à base de carne de baleia-piloto representa maior ou menor grau de dor/sofrimento causado pelo homem comparativamente aos pratos que normalmente comemos em nossa própria cultura?
Factores geográficos e nutricionais, disponibilidade de fontes alternativas de alimentos, em particular em ilhas e em áreas costeiras remotas, sobretudo nas zonas árticas e subárticas do mundo;
Diversidade cultural e tolerância/intolerância a pessoas com diferentes preferências alimentares e/ou diferentes atitudes com relação a diferentes animais;
Senso de proporção: Quão importante é tal assunto comparado a outras preocupações ambientais ou de bem estar animal face ao mundo contemporâneo?

Na verdade, atualmente, a sociedade faroesa está debatendo sobre eventual paralisação da caça tendo em mente advertências médicas à alimentação de carne e gordura de baleia devido à contaminação química. Baleias dentadas como as baleias-piloto estão no alto da cadeia alimentar marítima, e estão, portanto, mais propensas que a maioria dos outros organismos marítimos a acumular substâncias tóxicas do oceano. A energia utilizada nos protestos contra a caça nas Ilhas Faroe seria mais sensata se direcionada ao aumento da poluição nos oceanos que ameaça a vida de todos. As Ilhas Faroe têm autonomia no Reino da Dinamarca. As Ilhas não estão incluídas na adesão da Dinamarca à União Européia. Assuntos relacionados a indústria, agricultura, meio ambiente, pesca e caça de baleia estão sujeitos à autonomia das Ilhas Faroe".


Em face de toda esta 'explicação' que em nada justifica a crueldade humana de um grupo de homens que se ritualiza todos os anos dessa forma bárbara e cruel de matar animais inocentes tingindo o mar de sangue, resolvi escrever às autoridades da Dinamarca do seguinte modo: 

Venho por este meio manifestar meu veemente protesto de cidadão do Mundo contra a chacina de baleias piloto ou golfinhos Calderon, cujas fotos circulam na Internet reveladoras de tanta desumanidade praticada pelos habitantes das Ilhas Faroe que deveriam ser penalizados pelos seus actos indignos quer os façam por rituais tradicionais ou outros motivos inclusive para alimentação.

NADA JUSTIFICA TANTA CARNIFICINA E MALDADE HUMANA.

Rui Manuel F. Palmela
Setúbal - Portugal

30 comentários:

  1. OLA RUI, FIQUEI DEVERAS CHOCADA COMA ESSAS IMAGENS. SO O SER HUMANO E CAPAS DE TAMANAHA SELVAGERIA,

    CONTRA OUTRO SER QUE NEHUM MAL LHE FEZ!!! SO NÃO ENTENDO PORQUE AS BALEIAS E DEIFINS VEM PARA A PRAIA,

    PARA SEREM SACRIFICADOS DESSA MANEIRA. E QUANTA GENTE ASISTINDO A ESTE ESPETACULO DEPRIMENTE HEIM?

    DAVINCE REALMENTE TEM RAZÃO. O HOMEN PRECISA RECONHECER, NOS ANIMAIS, UM SER VIVO FRUTO DO MESMO

    CRIADOR, E PARAR LOGO COM ESSES MASACRES. POIS DEUS DISSE: " NÃO MATARAS" E NÃO " NÃO ASASSINARAS"

    AO QUE PARECE AQUILO NEM E PARA MATAR A FOME , O QUE SERIA COMPRIENSIVEL , MAS SIM UM ESPORTE

    CRUEL E DESUMANO , PARA O DELEITE DE UMA MULTIDÃO SEM ALMA, SEM A MENOR NOÇÃO DO QUE SEJA AMOR

    E E DIGUINIDADE. E DURO RECEBER UMA IMAGEM DESSAS NA CARA, MAS E PRECISO DESPERTAR PAR A CRUELDADE

    HUMANA ENQUANTO E TEMPO.

    UM GRANDE ABRAÇO PARA VOCE E PARABENS PELO BELO PUXÃO DE ORELHAS!!!

    IRMA AGUIAR

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga e irmã Aguiar,

    Fico contente por saber que vc é mais uma pessoa humana que se indigna contra as barbaridades cometidas pelo homem e sua forma de Civilização que está se comportando como a pior espécie viva deste mundo da Criação.

    Infelizmente todos temos nossa quota parte de culpa pois os nossos consumos originam que tantos seres da Natureza sejam perseguidos e sacrificados pelos homens que destroem a vida na Terra com tanta ganância e ambição.

    Efectivamente, deviamos todos alterar hábitos e comportamentos errados e viver mais de acordo com a nossa verdadeira e humana condição, respeitando a vida dos animais que fazem também (como nós) o percurso de sua própria evolução.

    Tenho alguma autoridade moral para censurar e denunciar este tipo de coisas como as que mostrei nas imagens porque sou vegetariano há 30 anos e também não sou grande consumidor de produtos de cosmética onde os óleos e gorduras de animais são utilizados para esses fins, além da chacina diária nos Matadouros para desventrar animais para a alimentação. Paul Mcartney (o ex-beattle) tem razão quando diz que "se as paredes dos Matadouros fossem de vidro, os seres humanos se tornariam vegetarianos"...

    Enfim, querida amiga, há muita coisa para fazer e mudar neste Planeta e nada muda se não mudarmos nossas mentalidades e comportamentos para fazermos um Mundo Novo com uma nova forma de Civilização.

    Grande abraço do coração

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  3. Olá Rui, mais uma imagem que me choca tanto que não tenho coragem para ver o resto. Porque é que as pessoas fazem isto? Não consigo entender, mas de uma coisa estou certa: O Homem está a começar a pagar por tudo o tem vindo a fazer ao nosso planeta, à Natureza e aos nossos animais... Quando se mostar arrependido será tarde de mais.

    ResponderEliminar
  4. Que vergonha de ser humano :( ...

    ResponderEliminar
  5. Olá Rui!
    Recebi por mail um filme altamente chocante, de tal forma que não o consegui ver até ao fim...apenas vi os primeiros 10/15 segundos.
    Como tenho conhecimento deste blog, pensei se estariam interessados em colocar o filme aqui...
    Se estiverem interessados deixa-me aqui o mail para onde posso enviar o filme.

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Duvido muito que isto seja na dinamarca ¬¬
    até porque lá eles amam animais, mais que os proprios filhos...

    ResponderEliminar
  7. SEM COMENTÁRIOS A MAIS, PORQUE AS FOTOS DIZEM A QUE PONTO PODE CHEGAR A MALDADE...LOGO EU QUE AMO TODOS OS ANIMAIS...É INCOMPREENSÍVEL QUE O SER QUE SE DIZ HUMANO TENHA TANTA SELVAGERIA EM SEU CORAÇÃO...É MUITO TRISTE!!

    ResponderEliminar
  8. "Para o homem provar que é homem .../
    Basta fazer uma mulher feliz.." Mario Quintana.


    mas que fase é esta da vida destes desalmados_ que eventualmente se acham soberanos e manipuladores das leis da terra e da dignidade humana!?
    meus caros tradicionalistas_ DEUS CRIA_ nós que somos criaturas da sua natureza_ não temos poder para tal atrocidade, oh temos?
    nahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh.....



    este acto é simplesmente_ ignorante e de frustração...
    é mais fácil sujar as mãos com sangue _ que amar uma mulher?


    amar é lindo meus caros irmãos!
    serão capazes?

    ana

    ResponderEliminar
  9. Concordo com o que dizes, amiga Ana, e sobretudo com a frase de Mario Quintana: "Para o homem provar que é homem ... Basta fazer uma mulher feliz.."

    Infelizmente a ignorância dos 'machos' jovens da Ilha dinamarquesa, revela bem o que têm no cérebro e na sua mente.

    É como dizes "amar é lindo", mas infelizmente poucos são capazes de o fazer verdadeiramente neste Mundo, não só para com as pessoas mas com todos os seres da Criação.


    Um abraço

    RP

    ResponderEliminar
  10. Para o camarada que disse duvidar que isto ocorre na Demoniamarka

    http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-//EP//TEXT+WQ+E-2009-0236+0+DOC+XML+V0//PT

    ResponderEliminar
  11. ONDE ESTÁ A SOCIENDADE PROTETORA
    DOS ANIMAIS, OS AMBIENTALISTAS.

    PELO AMOR DE DEUS FAÇAM ALGUMA COISA.

    ResponderEliminar
  12. Concordo com nosso amigo anônimo....quando diz: ONDE ESTÁ A SOCIENDADE PROTETORA DOS ANIMAIS, OS AMBIENTALISTAS.
    Mas acredito que podemos fazer algo, podemos ajudar sim, com pequenos gestos e a união de todos que se sentiram indignados, como diz uma frase: O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.
    Madre Teresa de Calcutá.
    Podemos ajudar
    https://junte-se-ao-greenpeace.org.br/ficha/request_institucional.php

    ResponderEliminar
  13. Há uma crença de que há essa força maior, mas parece-me que o tal livre arbítrio tem superado a oração de todos, inclusive a minha. Isso eu não admito, porque acredito no homem e na sua educação religiosa e filosófica.

    Qual será a religião (ou pelo menos a crença e o "temor") de quem trai, mente, finge, maltrata, mata, fere, desrespeita etc etc etc etc?

    UM AVISO: Nenhum santo ou deus poderá absolver o mal que vc registra no universo ao redor e na sua vida...

    ResponderEliminar
  14. Que horror!
    Não podemos fazer nada para impedir isto? Levar as autoridades? Ou qualquer coisa?

    ResponderEliminar
  15. Quanta selvageria!
    Infelizes...desgraçados!

    Platéia de monstros, que curte um espetáculo sangrento!

    Quando deparo-me com imagens como essa peço de coração que realmente haja justiça divina!

    O inferno é pouco pra esses estercos em forma humana!

    CRISTINA MEASSI

    ResponderEliminar
  16. crueldade, covardia, vergonha da minha espécie.

    ResponderEliminar
  17. Revoltante!! Como acontece uma coisa dessas e nenhuma autoridade faz nada??? Até quando vamos ver este tipo de imagem da crueldade humana??

    ResponderEliminar
  18. E lamentável que isto ocorra no mundo, me deichou muito triste em saber disso, mesmo que fosse para alimentar o homem através deste animal tão dócil, mas tudo tem o seu preço, os golfinhos pagam com suas vidas, e com certeza esses homens que praticam tais atrucidades, um dia terão a sua recompença, alias já tem a muitos anos digamos milhares de anos, a recompença não vivem sossegados só em guerra, isto é castigo de Deus para esses homens, quantos a eles não desejo nem de chegar perto deles para mim serão sempre repudiados.

    ResponderEliminar
  19. Estou chocada...ate quando o ser humano vai demorar pra entender que temos que viver em harmonia no mundo??
    que dependemos de todas as espécies...inclusive as mais ínfimas!!
    Não compreendo essas atitudes, deviam pagar na mesma moeda por cada Golfinho morto!!

    :'(

    Nicolly Damaceno

    ResponderEliminar
  20. A gente tinha q pegar essas pessoas colocar uma prancha de isopor nas costas delas e cortá-las com ganchos não acham? *-* assim eles ia ficar dodóis e a gente se vingaria *¬* não seria lindo? vê-los sangrar até morrer? *o*

    ResponderEliminar
  21. Nós não temos nada a ver com isso, eu sei! Não temos? Temos sim senhor. Podemos sempre fazer algo, como por exemplo inundar a caixa de e-mail dos seguintes senhores sobre o assunto:

    Deputados da DINAMARCA (também é importante que estes senhores tenham acesso ao protesto):
    .
    Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia
    Margrete AUKEN
    margrete.auken@europarl.europa.eu
    .
    Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde
    Søren Bo SØNDERGAARD
    sorenbo.sondergaard@europarl.europa.eu
    .
    Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia
    Emilie TURUNEN
    emilie.turunen@europarl.europa.eu

    ResponderEliminar
  22. Todos eles terão a recompensa quando Jesus voltar, essa crueldade terá sua punição.

    ResponderEliminar
  23. Não bastam as imagens, não basta insultos, teremos de nos unir para acabar com estas vergonhas!!!

    ResponderEliminar
  24. Todos nos podemos ajudar!
    Por favor, assine a peticao para proteger os golfinhos de Faroe.

    http://www.thepetitionsite.com/1/stop-the-bloody-tradition-of-the-faroe-islands

    ResponderEliminar
  25. Ser humano = animal racional que age irracionalmente e matando outros animais!

    ResponderEliminar
  26. Que bom encontrar informacoes "equilibradas" a respeito. O que tem circulado na internet sao especulacoes sensacionalistas. Tambem sou contra, mas para manifestar o meu ponto de vista tenho que compreender todo o contexto. E infelizmente mais da metade dessas pessoas que ficam TAO indignadas, nao refletem sobre outros problemas tao serios quanto este, e ainda comem o seu bifinho de todos os dias. Qual a diferenca entre o golfinho e os bois, vacas, galinhas....

    ResponderEliminar
  27. Olá!
    Estava lendo seu post sobre a matança das baleias nas ILHAS DE FÄRÖER.
    Este arquivo da matança das baleias já devo ter recebido dezenas de vezes.
    As fotos são sempre as mesmas e o título também. É como um vírus!

    Sim, isto acontece nas Ilhas de Faroer, que são autônomas, mas com alguma ligação com a Dinamarca, em termos políticos. Hoje ainda se usa essa tradição ridícula dos jovens comprovar que são adultos. No entanto, esta matança de baleias já existe há séculos. Com a carne e com o óleo extraídos, antigamente, o povo assim sobrevivia. Este ritual, porém, nunca causou o extermínio das baleias no mundo.Se assim fosse, a União Européia já teria acabado com isto há anos. É algo parecido como os índios (que existiam) em nosso país, eles também caçavam e realizavam queimadas sem nunca prejudicar a natureza e, nem tampouco, todo o eco-sistema. E, é importante ressaltar, estas baleias são mortas SOMENTE se aparecem na baía, caso não vêm, também não HÁ MATANçA E MUITO MENOS CAçA. Então, segundo as leituras que fiz sobre o assunto, o ritual NÃO acontece necessariamente todos os anos, como diz no arquivo que recebemos. A carne e o óleo são aproveitados pela população das ilhas, assim como no mundo inteiro se come carne de gado e porcos. Os japoneses são os maiores assassinos de baleias e usam esta crueldade para fazer dinheiro, o que nas Ilhas Faroer não é o caso. A matança nas ilhas não tem fins lucrativos. O pior inimigo das baleias é, na verdade, a poluição de nossos mares. Penso que este fato seria importantíssimo colocar.

    Sei que, o que escrevi acima, pode não justificar o fato ou amenizá-lo. Também não concordo com o acontece nas ilhas, de maneira alguma. Mas penso que é importante ver o outro lado da questão. Penso que muito já se falou sobre o isto, mas quebrar com uma tradição centenária, é difícil. Os dinamarqueses, em geral, são pessoas muito sensíveis e muito pacíficos. Adoram animais e acredito que a grande maioria também acha terrível matar golfinhos. Eu conheço a Dinamarca todinha - é um pequeno e lindo país - e visitei muitas ilhas, praias e fiordes. Não tenho, porém, conhecimento de que haja matança de animais marinhos na Dinamarca. Apenas nas ilhas de Faroer que são autônomas, tem governo próprio. É extremamente injusto falar dessa maneira da Dinamarca.

    ResponderEliminar
  28. Cara Ilaine,

    Começo por dizer que nunca é demais mostrar ao mundo as fotos duma prática sanguinária vergonhosa nas Ilhas Faroer resultante duma tradição estúpida e incivilizada de gente sem alma nem coração que revela tanta insensibilidade humana quando atingem a idade adulta tingindo de vermelho as águas do oceano com o sangue de criaturas inocentes (golfinhos ou baleias) vítimas de tanta desumanidade no reino da Dinamarca, sejam as ilhas autónomas ou não, tal como os Açores e Madeira em Portugal.

    O seu comentário pareceu-me mais de um politico que dá uma no cravo e outra na ferradura, procurando justificar o injustificável com argumentos que não convencem ninguém sobre os acontecimentos condenáveis nas Ilhas Faroer.

    Não duvido que os dinamarqueses, em geral, são pessoas sensíveis, amáveis e pacíficas e adoram animais como milhões de pessoas de todo o mundo. Aliás, noutros temas deste Blog faço jus à sua sensibilidade humana de amor e respeito pelos animais como os cangurus e koalas. O que não compreendo é a atitude daquela gente das Ilhas Faroe que devia simplesmente ser condenada pelos seus actos.

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  29. Em tempo:

    Corrigo o meu parágrafo onde refiro os cangurus e kolas que são aimais da Austrália e não da Dinamarca, tendo confundido um país com o outro no calor da discussão.

    ResponderEliminar
  30. As manifestações de todos é util mas quantos de vcs comem carne e quantos não? Não sou a favor de crueldades de tortura, de atos de desumanidade mas eu fico pensando se todos os anos são mortos tantos especimes e se todos os anos esta serimonia tradicional acontece isso significa que o ambiente esta adaptado a este rito ou seja lá o que for desta ilha o meio ambiente é cruel no ponto de vista de todos vcs pois toda a vida na terra incluindo a de vcs se alimenta da vida na morte e isso é indescutivel se vcs pensam que são melhores que os habitantes das ilhas faroe estao enganados vcs ñ matam com a sua mão mas consomem nos mercados a carne e o vegetal eles são a fonte de sua vida e milhares de animais e plantas são sacrificados para que nos tenhamos comida em nossa mesa e acredite que ninguem mataria milhares de animais ou ceifaria grandes campos de vegetais se não tivesse quem consumisse isso vcs criticam a atitude de um povo em uma ilha por agirem como leões, em um senario que se repete anualmente apenas por um motivo o meio ambiente esta adapitado na terra sempre existiu e sempre vae existir caça e caçador quer vcs gostem quer não, apenas tentem compreender o mundo precisa de equilibrio este equilibrio vem atravez da morte e se algum homem tentar desfazer esse equilibrio o preço pago a natureza por isso é a propria morte nenhum crime ou por excesso ou por inadiplencia sera perdoado. Eu não defendo atrocidades eu defendo o fundamento da vida o equilibrio. Vida e Morte são como irmãs uma compreende e completa a outra, por isso lutem com veemencia contra tudo que estiver fora do equilibrio da vida mas mostrem argumentos melhores do que o simples facto de matar animais se for assim lutem tambem contra açolgues e frigorificos, contra fazendeiros e pecuaristas, contra caçadas controladas que evitam pragas, cotra veterinarios que castram animais, cortam seus rabos e orelhas em nome da vaidade de seus donos, e tem dentre vcs que achem isso carinhoso, contra zoologicos que mantem magnificos animais em cativeiro privandoos do direito incontestavel ha liberdade em nome de nosso contentamento e prazer,a crueldade de alguns atos é um ponto de vista. espero que vcs deixem este comentario para que quem tiver asseço ao seu blog tenha este tipo de contemplãção!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails