quinta-feira, 19 de julho de 2007

PARA VERGONHA DOS CAÇADORES



DIVULGAÇÃO de E-mail da Associação Bianca de Sesimbra do ano de 2007, mas serve para todos os anos:

"A Lucy morreu vitima de um tiro de caçador. Propositado! A Associação Bianca tem um abrigo, junto a uma reserva de caça. Por vezes alguns animais saem, 3 ou 4 residentes, mas regressam sempre ao fim de uma hora.

No domingo, dia 15 de Julho de 2007, às 10h ouviram-se dois tiros e uma cadela, a Podenga veio a correr super assustada à procura do portão, desesperadamente! A Lucy não veio com ela. Fomos logo procurá-la mas nada. As buscas continuaram até que pelas 19horas foi encontrada com um tiro no olho esquerdo. Estava a 30 metros do abrigo.

A Lucy tinha chapa identificadora, com telefone, microchip e o gancho de prender à corrente ainda no pescoço. Será que abriu a época da caça aos cães? Não bastava dar um tiro para o ar, se o animal incomodava estar onde estava? E querem fazer-nos acreditar que os caçadores são boas pessoas! Que tiro certeiro. Até houve a preocupação de testar a pontaria, certeira no olho. Que homem másculo!!!! Será assim tão decidido nas coisas importantes da vida ou é um cobarde que se sente homenzinho com uma arma na mão?

A reserva é da Associação de Produtores Florestais da Península de Setúbal, e tem os contactos Telef. 212 681 201 212 685 499. A reserva também pertence, pelo que apurámos, à Associação de Caçadores da Herdade da Ferraria. E pelo que também conseguimos apurar os guardas têm ordem para abater todo o animal que ali entre. E se for um de duas patas? Também atiram? E se for um de duas patas com uma arma na mão? A reserva dá para a estrada e não é vedada. Qualquer animal lá entra, aliás qualquer pessoa..."

Em memória da Lucy, divulguem, POR FAVOR.
Obrigada Ana Duarte Sesimbra, 15 de Julho de 2007
http://www.bianca.pt/

"Os cães são a nossa ligação ao paraíso. Não conhecem o mal, a inveja ou a insatisfação" - Milan Kundera
"O Homem tem feito na Terra um inferno para os animais." - Arthur Schopenhauer
"O destino dos animais é muito mais importante para mim do que o medo de parecer ridículo" - Émile Zola
_______________________________________________________


Fica aqui o meu veemente protesto pelo acto execrável de certos caçadores que além de abaterem sem dó nem piedade os animais que perseguem nas suas caçadas, também não têm pejo em abater um cão com requintes de malvadez, impróprio de um animal que se diz racional e inteligente. Isto já não falando dos cães que são abandonados todos os anos nas serras e nos campos depois da época da caça. Tal sucede se o animal deixa de ser útil ou um bom 'caçador' como o dono, ficando abandonado à sua sorte.


Uma vergonha, de facto!

Rui Palmela

3 comentários:

  1. Todo "homem" verdadeiramente COVARDE, (assim em MAIúSCULO) necessita de uma arma nas mãos, para sentir-se um CORAJOSO - nas na verdade, e, de FATO; ele não passa de um RATO - de esgoto. (peço perdão, aos ratos, pela comparação)

    Parabéns, Rui, pelo seu trabalho de despertar consciências.

    ^~^ ~Abraço ~^~^ ~ das montanhas

    ResponderEliminar
  2. Lugar de cachorro é no quintal, soltos em logradouro público, praias, praças ruas. OBS: também gosto de animais

    ResponderEliminar
  3. Caro "rinha deiro", não percebi bem seu comentário, mas esclareço que meu cão tem liberdade de movimento em minha casa onde o considero membro da própria familia e como tal não considero que o lugar dele seja apenas o quintal onde se deita ao sol quando tem vontade. Quanto ao andarem soltos pelas ruas, praças, praias, etc., não creio que seja o melhor para eles e para as pessoas duma sociedade organizada e sim que sejam sempre acompanhados de seus donos que lhes devem dar o espaço suficiente passeando ao ar livre com eles e apanhar suas sujidades. Penso que é assim que devemos organizar e manter bem as coisas nas cidades, mas é obvio que quem os tem em suas vivendas com grandes espaços, jardins ou logradouros, pode deixa-los à vontade sem problemas para eles nem para ninguém. Mas tudo isto nada tem a ver com o artigo que fiz tocando na consciência dos caçadores que muitas vezes os abandonam nos campos quando já não servem seus propósitos de caça ou até os matam por qualquer razão como fazem aos outros animais por não terem coração.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails