terça-feira, 7 de novembro de 2023

RESPOSTA A D. DUARTE PIO, DUQUE DE BRAGANÇA, SOBRE AS TOURADAS

 


Meia duzia de pessoas são contra as touradas? Como assim, D. Duarte Pio? 😐

Onde baseia essa sua afirmação desfasada da realidade?

Quanto à "cultura" portuguesa, ela devia ser mais evoluida em relação aos animais e serem abolidas para sempre as touradas em Portugal, tal como já foram proibidas no passado e deviam sê-lo de novo no século actual.

Por exemplo, em 1568 as lutas com touros foram proibidas por D. Henrique, e em 1809 foram proibidas por D. João VI. Certo?

Do mesmo modo as touradas foram abolidas em 1919 por Passos Manuel pela primeira lei de protecção animal. Porém, na década de 50, o Salazar eliminou todas as restrições que tinham sido impostas às touradas e legalizou de novo este espetáculo medieval, criando a chamada “tourada à portuguesa” em 1953.

Infelizmente, as touradas estiveram sempre associadas à monarquia absolutista onde o rei D. Miguel era conhecido como o “rei toureiro” que foi responsável pelo início da criação de touros de lide no Ribatejo, onde ainda hoje existem as principais ganadarias de gado bravo que já deviam ter acabado junto com os espectáculos sangrentos das arenas onde se praticam ignóbeis e tristes cenas.

Enfim, sr. D. Duarte Pio, eu até simpatizo com v. Exª mas não concordo de modo nenhum com suas ideias retrógradas e comparações tolas de que quem é contra as touradas é contra a familia, como se para sermos todos bons portugueses tivessemos gostar de touradas.  Não percebo de resto essa comparação que faz dos toiros com a familia,  só se for pelos ‘cornos’, como ironizava um certo cidadão que achou graça à sua afirmação.

Para finalizar, sabe como a UNESCO considera as touradas numa Declaração de 1980?  Eu cito: "A Tauromaquia é a terrível e venal arte de torturar e matar animais em público, segundo determinadas regras. Traumatiza as crianças e adultos sensíveis. A tourada agrava o estado dos neuróticos atraidos por estes espectáculos. Desnaturaliza a relação entre o homem e o animal, afronta a moral, a educação, a ciência e a cultura"... e a própria Religião, digo eu, pois é abominável o que se passa em Barrancos todos os anos numa festa religiosa em “honra de Nª Srª da Conceição” que culmina  sempre com um espectáculo sangrento de tortura e morte de vários toiros frente à capela que escandaliza qualquer Divindade e devia envergonhar a própria Igreja Católica que não se demarca daquela situação, tornando-se  cúmplice de tanta maldade e crueldade frente à Capela onde horas antes saiu a procissão. Também acha bem tudo isso, D. Duarte Pio? Concorda que deva continuar a cumprir-se ali aquela velha ‘tradição’?  😟

Rui M. Palmela

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails