domingo, 20 de novembro de 2022

HISTÓRIA DE ARGOS, O FIEL CÃO DE ULISSES

 


Argos era o cão fiel de Ulisses que após 20 anos de lutas fora de seu país, ele regressa finalmente a sua casa onde alguns pretendentes a invadiram na esperança de casarem com sua esposa Penélope durante a sua ausência.

Ulisses, sabendo que seria morto se o descobrissem disfarçou-se de mendigo e apenas seu filho Telêmaco descobre sua verdadeira identidade. Assim que Ulisses se aproxima de sua casa, ele encontra Argos deitado, maltratado, velhinho e cansado, infestado de parasitas.

Argos em jovem era conhecido por sua velocidade e inteligência, tendo habilidades que outros cães não possuiam. Ele reconhece de imediato seu dono, tendo ainda forças para levantar as orelhas e abanar a cauda em sinal de contentamento, mas não conseguia levantar-se. Ulisses não podia se manifestar e abraçar seu fiel amigo como desejava, limitando-se apenas a observá-lo derramando algumas lágrimas, não fosse ser descoberto, enquanto seu velho amigo morria feliz por ter reencontrado seu dono pelo qual esperou 20 anos.

Não há animal mais fiel do que um cachorro!
RP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails