segunda-feira, 8 de maio de 2017

MAIS VALE TARDE DO QUE NUNCA...


 
Só agora foi reconhecido em Portugal que os animais não são ‘coisas’ e sim seres vivos dotados de sensibilidade como os humanos. A lei que estabelece esse princípio entrou em vigor no dia 1 de Maio de 2017 e anula a anterior cujo legislador não seria certamente um ser sensivel ou racional, possuidor de alma humana como o actual.
 
A partir desta nova Lei que confere aos animais o direito de serem respeitados como tal, devem pelo menos os caçadores portugueses, toureiros, carniceiros, etc., pensarem duas vezes antes de provocar qualquer dano ou sofrimento a um ser vivo que têm sob a sua mira, a sua farpa, a sua faca, o seu cutelo, seja um coelho, um javali, um toiro, um porco, etc., pois todos sentem do mesmo modo a dor e aflição que lhe é inflingida e não desejariamos para nós.
 
Infelizmente, apesar da nova Lei conferir aos animais o estatuto de ser vivo seinciente, ainda não pensará assim muita gente. Há mesmo os que dizem que eles não têm alma e assim pensam muitos homens da própria Religião que os consideram ‘coisas’ que Deus criou apenas para a nossa alimentação. Esse é o raciocínio de tanta gente que se diz ‘crente’ mas desconhece as palavras do Pregador Eclesiastes que fala da alma dos animais e adverte os humanos que não têm vantagem sobre eles a esse respeito, pois “assim como morre um, assim morre outro, todos têm o mesmo fôlego (alma, pneuma) e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma”... E termina perguntando: “Quem adverte que o fôlego dos filhos dos homens sobe para cima (aos céus) e que o fôlego dos animais desce para baixo da terra (ao inferius)?” (Eclesiastes - 3; 21)
 
Aproveito para apelar aos donos de animais considerados perigosos (rottweiler ou pitbull) que não os abandonem apenas porque tem sido noticiado ultimamente alguns casos de ataques a crianças ou pessoas adultas que certamente foram vítimas de circunstâncias que poderiam ser evitadas. Doutro modo vale a pena conhecer outros casos como este que também deveriam ser noticiados:
  
MATILHA DE ROTTTWEILERS SALVAM IDOSA
 
Rui M. Palmela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails