terça-feira, 10 de julho de 2012

CARTILAGEM DE TUBARÃO? NÃO OBRIGADO!



Ultimamente existem vários produtos no mercado cuja publicidade indica a cartilagem de tubarão para vários males de saúde, especialmente na doença de ossos e articulações. Porém, não há bela sem senão, porquanto a cartilagem de tubarão pode aumentar o risco de doenças neurodegenerativas devido a uma neurotoxina descoberta por Deborah Mash, professora de neurologia e farmacologia da Universidade de Miami. Leia mais sobre o assunto em O GLOBO SAUDE:

Por outro lado, o consumo crescente de cartilagem de tubarão está levando esta espécie à extinção, pois estão sendo mortos anualmente 26 milhões de tubarões para sustentar o novo negócio dos “suplementos alimentares” com suas cartilagens e das sopas de barbatanas muito apreciadas no Oriente que leva à captura desmesurada destes animais marinhos que são alvo de muita crueldade por parte dos pescadores que lhes cortam esses membros e os deitam para o mar (ainda vivos) abandonados à sua sorte.   

De resto, nem se justifica o consumo de cartilagem de tubarão para problemas de ossos e articulações, pois existem outras fontes mais ricas em “Glucosamina” e "Condroitina" extraida das cascas de mariscos e crustáceos que ajudam a aliviar a rigidez das articulações.

Mas o mais importante de tudo é apostar na prevenção destas doenças mantendo hábitos alimentares saudáveis durante toda a vida, eliminando o açucar, bolos, doçarias de todo género que estão na base da maior parte deste tipo de problemas de ossos porque desviam o metabolismo do cálcio do organismo, mesmo que se consuma doses suplementares deste mineral que em excesso pode causar ‘litiase renal’ ou pedras nos rins, além de contribuir (como o sal) para o aumento da pressão arterial porque provoca endurecimento nas artérias.

Enfim, mais importante do que os “suplementos alimentares” (na maior parte das vezes desnecessários e nem sempre benéficos como se julga), é ter acima de tudo mais cuidado com o que comemos e bebemos, cuidando de nossa saúde e qualidade de vida, cientes também de que não estamos contribuindo para o sofrimento e morticínio de animais de várias espécies, muitos deles sendo extintos pela atitude insensata dos humanos que pouco se importam com outros seres da Natureza.


Não posso deixar de referir aqui também a enorme crueldade para com os ursos negros capturados nas florestas e colocados em cativeiro, dentro de grades de ferro onde ficam entalados, impedidos de se mexerem, com tubos enfiados na barriga a fim de lhes extrair a bilis para medicamentos afrodisíacos, muito procurados pelos chineses. Isto é IGNÓGIL em pleno século XXI.

O homem tem muitas contas a prestar à Natureza por suas loucuras e indiferença para com a vida de milhões de seres da Criação que merecem mais  o ‘Paraiso’ do que os humanos que se tornaram na pior espécie, a mais perigosa e predadora, destruidora do Planeta, que vai colhendo o mal que semeia na forma de guerras, doenças, violência e diversas calamidades devido à sua forma de Civilização.

Penso que está na hora de parar para pensar e tomar novo rumo, uma nova direcção.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

2 comentários:

  1. Olá Amigo Rui,

    Na semana passada deu no canal Sic Notícias uma reportagem sobre o que os chineses fazem aos tigres. Não sei se isso é moda ou se é uma coisa que fazem por tradição, porque perdi o início do documentário, mas lá reportava que os tigres so criados em cativeiro para depois fazerem vinho a partir dos seus ossos... Fiquei chocada! Enquanto mostravam o documentário não consegui afastar-me do televisor, tal era o meu espanto perante tanta insensibilidade e maldade!

    Mostraram que havia uma empresa, uma coorporação grande que se destinava à criação e transformação dos animais, e depois mostraram o processo mais "caseiro", isto é, pessoas que criavam os tigres, assim como quem cria galinhas numa capoeira, para depois matá-los. Da carcaça tudo é aproveitável: vendiam a pele em lojas frequentadas por turistas, comem e vendem carne de tigre para comer, os ossos são vendidos à parte para o fabrico do tal vinho...

    Pelo que me pareceu, esse vinho é considerado um produto de luxo. A empresa que está oficializada tem os estatutos e a permissão para produzirem este produto, à margem existem no mercado outros tipos de distribuição tipo clandestino que é por onde escoa a tal produção caseira.

    Sabia que perseguiam os tigres e outros animais para fazerem produtos afrodisíacos, mas esta foi demais!... Nem tenho palavras.

    Um abraço,
    Ana Ferreira

    ResponderEliminar

  2. Sabes, amiga Ana Ferreira, quando vemos depois noticias sobre grandes calamidades (temspestades e terramotos) que atingem a China ou outros paises (como o Japão, Haiti, etc.) vitimando milhares de pessoas e deixando muitas outras sem nada a não ser a roupa do próprio corpo, logo pensamos que nada acontece por acaso quando conhecemos tantos casos de crueldade contra os animais. É a Mãe-Natureza fazendo suas contas com o bicho-homem neste Planeta.

    Quando vi o Tsunami do ano passado (11-3-2011) invadir o Japão destruindo tantas casas de pescadores e arrastando consigo tantos barcos baleeiros destruindo-os como brinquedos assassinos causadores de tanto morticínio tingindo as águas do Oceano, pensei logo que a Mãe-Natureza estava fazendo ali sua justiça causando o mesmo sofrimento ao homem que este faz ao outros seres da Criação.

    Infelizmente os seres humanos não fazem a mesma leitura que eu faço destas coisas, querida amiga, e continuam fazendo suas loucuras e maldades até lhes acontecer de novo algumas calamidades.

    Por isso eu creio que esta Civilização está chegando ao fim por ser a pior de todas as que cairam antes, ficando apenas os que merecem viver aqui na Terra após as necessárias transformações para se dar início a uma Nova Era.

    Bem hajam todos os que amam e respeitam todos os seres da Criação.

    Pausa para reflexão!

    Um abraço fraterno.

    Rui Palmela

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails