segunda-feira, 16 de junho de 2008

ANIMAIS ABANDONADOS NO MEU PAIS


Portugal é o país com maior índice de abandono de animais por altura das férias (uma vergonha), devido à impunidade de seus donos que deviam ser fortemente penalizados ou responsabilizados do mesmo modo como se deixassem seus próprios filhos.

Dizia Milan Kundera, que "Os cães são a nossa ligação ao paraíso. Não conhecem o mal, a inveja ou a insatisfação", e o facto é que... "O homem tem feito na Terra um inferno para os animais", como dizia Arthur Schopenhauer. Infelizmente muita gente os trata como coisas descartáveis que se deitam fora, como se não tivessem vida ou sentimentos próprios. Seus donos é que não!

O que mais me impressiona é a falta de consciência de pessoas que partem ‘tranquilas’ para seu gozo de férias como se não tivessem feito nada de que se arrependam ou se envergonhem, deixando seus amigos abandonados lá para trás numa estrada (muitos ficando atropelados) ou numa serra onde ficam vagueando, abandonados à sua sorte, cheios de fome e sede, confusos, quando antes tiveram o conforto duma casa e se dedicavam a seus donos. Não consigo compreender isto!

Enfim, cada um receberá nesta ou noutra vida conforme as suas obras, disso não duvido!

Já agora deixo aqui uma foto e uma pequena história duma cadela agradecida ao seu salvador durante um incêndio. Ainda há homens com letra grande e animais que sabem reconhecer e agradecer seus gestos humanos:



A foto vale por mil palavras, pois mostra uma cadela "doberman" que tinha acabado de ser salva num incêndio. Ela estava prenha e o bombeiro teve certo receio no início, pois nunca tinha resgatado um animal considerado perigoso. Quando o fogo foi extinto, o bombeiro sentou-se no chão para recuperar o fôlego e descansar.

Um fotógrafo do jornal "The Observer" que estava presente no local, notou o animal olhando para o bombeiro e andar na direção dele. O fotógrafo apontou a câmara e ficou na espectactiva sem saber o que iria suceder. Foi então que, surpreendentemente, viu o animal lambendo o rosto do seu salvador mostrando assim sua gratidão por lhe ter tirado do fogo.

Um gesto digno de um animal que consideramos 'irracional' mas que mostra ter também sua alma e seu coração.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

6 comentários:

  1. Thanks to the owner of this blog. Ive enjoyed reading this topic.

    ResponderEliminar
  2. Um apelo feito numa altura do ano muito oportuna, já que, infelizmente, muita gente (gente?) ao ir de férias deixa os seus animais à sorte (ou à morte).

    Bem haja!
    Um abraço
    Sustelo

    ResponderEliminar
  3. Os cães não são irracionais e são os seres mais leais, fieis e sinceros que eu conheço... eles não viram as costas a quem os ajuda e estão lá quando precisamos deles e o amor que nos dão é incondicional e sem exigências... é pena os cães continuarem a ser tratados como objectos, como presentes, como uma coisa sem espírito, alma, sentimentos... abandonos, maus tratos e não apenas físicos, mas a indiferença, a reclusão em espaços demasiado pequenos, a exclusão da sua familia humana... não há necessidade, se não querem ter um animal, não o tenham... se o tiverem, já existem soluções caso não tenham tempo, paciência ou educação para tratar deles... existem petsitters, que vão a casa passeá-los, brincar com eles, apanhar a porcaria deles, treiná-los... se as coisas forem pensadas antes de serem feitas, até nem dá muito trabalho e somos recompensados com muito carinho e dedicação...
    A história da Doberman, é exemplo de que não há cães perigosos, há donos, pessoas perigosas capazes de fazer do cão mais dócil um monstro... essa cadela devia estar em pânico, assustada, e mesmo assim teve o descernimento de ir agradecer e provavelmente confortar um pouco alguém que tinha acabado de arriscar a vida por outros e mesmo por ela. Grande exemplo :)

    ResponderEliminar
  4. Concordo em ajudar os animais, até o tento fazer mas sou menor de idade e ninguém liga nenhuma Àquilo que penso.
    As pessoas que têm noção do número de animais abandonados são cada vez menos e por isso eu acho que havia de haver mais incentivo nas escolas e locais públicos para causas como estas ( ajudar os animais ).
    Gostaria de poder ajudar mais os animais só que não sei como.
    Posso dar-lhes comer mas depois convém encaminha-lós para uma insttuição que os ajudasse e não os abatesse, claro!
    E é por adorar os animais tanto, que quando tiver idade sufciente vou ver se consigo criar e trabalhar numa instituição que ajude os animais.
    Não vou querer saber do número de animais que forem lá parar o que eu sei é que poderão ser mais felizes do que abandonados....
    Os animais são seres meigosos, carinhosos e bondosos ( claro que são bondosos se não os maltratarmos)e que são amigos dos humanos .


    Adoraria que toda a gente gostasse tanto de animais como eu, assim pelo menos poderíamos não ter pessoas egoístas e assassinas como aquelas que matam os animais, espancando e torturando os animais até a morte ou simplesmente deixándo-os sufocar ou afogar.

    Aproveito já para dizer que não gosto daquelas pessoas que matam e maltratam os animais...

    Isto é o que eu penso pessoal e vocÊs o que têm a dizer sobre isto?

    Resumindo e concluindo:

    O problema é que os humanos estão estragando a relaçao com os animais cada vez mais e qualquer dia NÓS, HUMANOS vamos pagar pelo mal que lhes fizemos no passado.


    Ajudem os animais, por favor!
    Não o façam por vocÊs mas sim por eles, animais que precisam da nossa ajuda!!
    Vá lá pessoal,
    AJUDEM-OS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Caros amigos...á quem possa interessarr AJUDAAA!!!!
    Amigos e protetores dos animais,

    Sei que estás muito atarefados com esses trabalhos..mas podem me ajudar.
    Aqui na Rua MIGUEL AUZA, 137 - METRÔ CAPÃO REDONDO-Z.SUL/SP, tem uma casa que cuja dona abandonou o Cão e outros animais ...o Cão é um PITBULLL muito doente...com fome e trancafiado..não tem como nós fazermos algo..inclusive está c/ uma bicheira (CANCER) na Pá trazeira.
    Já denunciamos ao ZOONOSE..á Prefeitura..á Polícia Militar....associações de animais....nada!!!
    O animal está morrendo á míngua...a dona abandonou a casa.
    Que faço!!
    Tenho pouco tempo p/ isso...sou ocupado..estou ~/ gente da família doente!!
    abraços
    zenaldo e vizinhos agradece - 5812-4786

    ResponderEliminar
  6. Se eu fosse a contar todos os animais que todos os anos aparecem abandonados à beira da minha casa... São aos milhares! Um até entrou na minha casa por 2 vezes e até tivemos de comprar redes... Lá que o cão nos saiu caro saiu...
    Nem sei como há pessoas que abandonam os seus animais, eu pessoalmente era incapaz de abandonar o meu Leo, se não os quisessem não os comprassem!!!


    CM

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails